top of page

ROCHAS: CALCÁRIAS

As rochas calcárias assim como o arenito, já apresentado no blog, também são rochas sedimentares, sendo formadas pelo intemperismo e posterior consolidação de outras rochas. (Para mais informações sobre a formação acesse o post Rochas: Arenito).


O calcário também se forma a partir de depósitos de sais de cálcio na água e pelo acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio, que é um tipo de sal. Essas rochas são constituídas com mais de 30% de calcita (carbonato de cálcio, CaCO3) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio) e impurezas (matéria orgânica, sílica, argilas, fosfatos,óxidos de ferro, sulfetos, entre outros). A seguir podemos ver uma formação calcária.


Imagem 1: Cascatas de calcário na Turquia, Egeu.


Ocorrência


No Brasil podemos encontrar rochas calcárias por grande parte do território. Essas regiões se destacam por apresentarem cavernas subterrâneas, provenientes do contato da água com a rocha, e afloramentos onde se tem a extração dessa rocha.



Temos um famoso exemplo de caverna calcária no país que é a Gruta do Lago Azul em Bonito-MS. Essa se destaca pela presença de um lago de coloração azul que encanta aos visitantes como vemos na imagem a lado.





Imagem 2: Gruta do Lago Azul




O estado do Rio Grande do Norte se destaca por possuir a maior reserva do país de calcário. Estas regiões têm aflorando mais de 20 mil quilômetros quadrados de rocha (com espessura que vai de 50 a 400 metros) segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral. Na imagem à direita podemos ver no município de Jandaíra-RN uma grande floração calcária.







Imagem 3: Cratera em rocha calcária em Jandaíra-RN

Propriedades


A coloração destas rochas pode variar entre branca, tons de cinza, preto, vermelho, amarelo,azul e verde dependendo da impureza presente. E assim como a calcita esta rocha efervesce em contato com HCl.

O calcário se divide basicamente em oito categorias.

  • Marga: quando possui uma quantidade de argila entre 35 e 50%

  • Caliche: calcário rico em carbonato de cálcio formado em ambientes semi-áridos

  • Tufo: calcário esponjoso encontrado em águas de fonte devido à precipitação do carbonato de cálcio associado com matéria orgânica resultante da decomposição de vegetais

  • Conquífero: formado pela acumulação de esqueletos e conchas.

  • Giz: Calcário poroso de coloração branca formado pela precipitação de carbonato de cálcio com microorganismos

  • Travertino: são calcários densos encontrados em grutas e cavernas composta por calcite, aragonite e limonite

  • Dolomito: um mineral de Carbonato de cálcio e magnésio

  • Recifal: é um calcário de edificação que resulta da fixação de carbonato de cálcio por seres vivos, nomeadamente os corais.


Aplicabilidade


Assim como foi dito anteriormente a rocha calcária tem inúmeras aplicações, mas vamos destacar algumas que são comumente utilizadas: produção de cimento Portland, produção de cal (CaO), correção do pH do solo para a agricultura, produção de giz (usado para escrever em quadro negro),na arquitetura e na arte como esculturas. As imagens a seguir mostram em sequência as aplicações citadas anteriormente.


Imagem 4: Produção de cimento Portland

Imagem 5: Produção de cal

Imagem 6: Lançamento de calcário para correção no pH do solo

Imagem 7: Giz escolar

Imagem 8: Pathernon

Imagem 9: Grande Esfinge de Gizé



Referências



bottom of page